top of page

Vazio existencial, falta de sentido e ideação suicida

Atualizado: 30 de mai. de 2022

"O homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido na vida."

Quando o sofrimento de uma pessoa toma uma dimensão tão profunda em que viver já não faz mais sentido, seu resgate envolve psicoterapia, medicação, apoio familiar e o resgate de uma fé existencial.


Há uma frase de Nietzsche trabalhada por Viktor Frankl que refere-se à capacidade da pessoa DE suportar qualquer sofrimento, desde que NELE haja ALGUM sentido. FRANKL foi um neuropsiquiatra austríaco que, AO ENFRENTAR 4 anos de confinamento em campos de concentração nazistas, FOI CAPAZ de observar nos prisioneiros diferentes atitudes diante da vida.


ree

NAQUELE CONTEXTO, o que diferenciava a pessoa que se voluntariava para câmara de gás ou se jogava contra a cerca elétrica, da pessoa que trabalhava dia a dia alimentando a esperança da libertação? Estes últimos apegaram-se a um sentido, qual seja a possibilidade de reencontrar a família ou de poder retomar a profissão.


DESTA FORMA, Viktor Frankl viu na prática que o ser humano é capaz de manter-se otimista e escolher sua atitude diante das situações mais sórdidas, desde que resgate sua vontade de sentido.


ree

SENDO ASSIM, esta visão faz da logoterapia (terapia do sentido) uma excelente técnica para acompanhar a pessoa em situação de ideação suicida ou de automutilação.


O vazio existencial pode levar à situação extrema do suicídio. Porém, ainda que não haja risco para tal, a logoterapia é uma técnica que ajuda as pessoas a resgatarem o significado da própria vida, a descoberta da vocação e a orientação para o futuro de oportunidades.



Comentários


  • Instagram

©2021 por Psicóloga Thais Vaz. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page